Voluntariado

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

O trabalho voluntário é algo que a pessoa oferece à sociedade como sua contribuição para a construção de um mundo melhor. Baseia-se em relações profundas de compromissos pessoais, dedicação e responsabilidade. É uma oportunidade para fazer amigos, viver novas experiências e conhecer outras realidades, desenvolver talentos e habilidades, ser solidário e cidadão.

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Existem diversas formas e oportunidades de participação, tanto no centro espírita “Casa da Benção” como na instituição social “Abrigo Lar da Benção” :

1-Realizando ações individuais na Casa da Benção – Por exemplo: pessoas que querem ajudar nos grupos de estudo da doutrina espírita, evangelhos, passes, desde: organizadores, ajudantes, palestrantes, etc….

2-Participando de campanhas na Casa da Benção – Por exemplo: as campanhas de pizzas, bazares, massas, work shops, o projeto “Alegria do saber” e iniciativas como dar aulas de artesanato, estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos e idosos, incentivar a coleta seletiva de lixo, etc…

3-Trabalhando na Organização Social Abrigo Lar da Benção-pessoas que querem atuar em diferentes causas nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente ou desejam doar um pouco de carinho e amor as nossas crianças.

(para mais informações clique : “Lar da Benção” )

———————————————————————————————————————————————————

Jesus é exemplo de trabalho. Enquanto carpinteiro, dedicado, com José laborava. Ele, ativamente, mostrando a importância do trabalho, ensinando que o trabalho em atividade honrada é o dever primeiro para a manutenção do corpo e da vida terrena. Seguidamente a isto teve Jesus um ministério de amor, um verdadeiro trabalho de autodoação até o sacrifício da própria vida.

Seu exemplo infunde coragem estimula o trabalho-serviço, o trabalho-redenção, fraternal, procurando manter a sociedade unida, acalentando os menos favorecidos, dando conforto aos necessitados de toda ordem.

O Evangelho Segundo o Espiritismo diz o Cap. XXV, item 3:

“Se Deus houvesse isentado o homem do trabalho do corpo, seus membros estariam atrofiados; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal; por isso, lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e achará, trabalha e produzirás; dessa maneira, serás o filho das tuas obras, delas terás o mérito e serás recompensado segundo o que tiveres feito.”

No livro dos Espíritos:

886. Qual é o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entende Jesus?

— Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Tal é o sentido das palavras de Jesus:

“Amai-vos uns aos outros, como irmãos“.

A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. Ela nos manda ser indulgentes porque temos necessidade de indulgência, e nos proíbe humilhar o infortúnio, ao contrário do que comumente se pratica. Se um rico nos procura, atendemo-lo com excesso de consideração e atenção, mas se é um pobre, parece que não nos devemos incomodar com ele. Quanto mais, entretanto, sua posição é lastimável, mais devemos temer aumentar-lhe a desgraça pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos.

Veja
também:

© 2014 - Todos os direitos reservados - Casa da Bênção

Desenvolvido por Orientweb | Criação de Sites