Lar da Bênção

2013_outubro_194[1]

O Abrigo da Casa da Benção, com o nome fantasia “Lar da Benção”, é a unidade que oferta o serviço de acolhimento provisório e excepcional para crianças recém-nascidas até seis anos incompletos, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, cujos pais ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Desde janeiro de 2005, o Lar da Bênção oferece atendimento especializado e condições institucionais para o acolhimento integral e gratuito às crianças, em padrões de dignidade, funcionando como moradia provisória até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta. Vale ressaltar que a decisão para a reintegração familiar ou a inserção em família adotiva é atribuição do Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, definida pelo empenho ou não da família de origem em readequar os meios de cuidados e proteção ofertados a suas crianças. A tentativa de reintegração é um processo construído e acompanhado pela equipe psicossocial (psicólogo e assistente social) do abrigo, em consonância com as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

As crianças acolhidas são assistidas ininterruptamente, sendo atendidas em suas necessidades alimentares, higiênicas, escolares, pedagógicas, de saúde, de lazer e de convívio comunitário. São acompanhadas 24 horas por dia por cuidadores e auxiliares, que primam em prover uma estadia similar ao cotidiano de um lar com atenção ao desenvolvimento sócio-afetivo de cada criança.

O estabelecimento está inserido na comunidade bragantina, em área residencial, de fácil acesso ao transporte público e próximo a diversos serviços municipais da assistência social, da saúde e da educação, o que favorece a prestação de atendimento personalizado e o convívio familiar e comunitário.

Com a capacidade máxima para acolher 25 crianças bragantinas, o Lar da Bênção conta com o convênio público com a Prefeitura Municipal, que subsidia o pagamento do quadro de funcionários, custeando aproximadamente 67% das despesas integrais do serviço. O complemento provém de recursos arrecadados com eventos beneficentes (bazares, almoços e jantares, venda de massas, pizzas e bolos), programa de apadrinhamento financeiro e doações.

Dessa maneira, a entidade se compromete com a dignidade das crianças acolhidas, promovendo espaço com padrões de qualidade quanto à higiene, alimentação adequada, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto. Sua ambiência acolhedora também permite espaços reservados à manutenção de privacidade da criança e guarda de pertences pessoais, a fim de preservar sua identidade, sua integridade e sua história de vida.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS:

Todos os recursos financeiros são contabilizados sob a forma de Balanço Mensal e Anual, assessorado por Escritório de Contabilidade e pelo Conselho Fiscal da instituição. Este Conselho é composto por três integrantes da Diretoria, que examinam a escrituração, resguardando com essa medida a lisura e transparência da Administração da entidade.

Há que se ressaltar que os membros da Diretoria não recebem qualquer tipo de remuneração ou benefício, operando, portanto, como prestadores de serviço voluntário.

Doações:                                                                                 Parceiros:

    solidariedade                                   Atividades

Veja
também:

© 2014 - Todos os direitos reservados - Casa da Bênção

Desenvolvido por Orientweb | Criação de Sites